sábado, 4 de janeiro de 2014

Toxoplasmose

Tem sido tudo tão difícil, mas me sinto feliz por ter conseguido chegar às 18 semanas e espero que dê tudo certo. Fui detectada com toxoplasmose e devido minha médica ter relaxado eu descobri muito tarde e isso porque tenho plano de saúde. Pra completar estou encontrando apenas médicos que trabalham por dinheiro e não por amor e carinho a profissão, estou com muito medo.
Semana retrasada visitei um terceiro G.O e me senti super mal porque ele não me examinou, não olhou meus exames, só olhou o exame de avidez de toxoplasmose. Não sei mais o que fazer, por isso decidi começar o pré natal pelo sus ao mesmo tempo que estou fazendo pelo plano de saúde, estou na esperança de encontrar um médico dedicado.
Não faço a mínima ideia de como devo ter pegado esse parasita, mas existem várias maneiras de se contaminar.

O que é Toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii.

Causas
A toxoplasmose é encontrada em humanos no mundo todo, e em várias espécies de animais e pássaros. Os gatos são o hospedeiro definitivo do parasita.

A infecção de humanos pode ser causada por:

Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos
Descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas
Comer terra contaminada
Comer carne crua ou mal cozida (cordeiro, porco ou vaca)
A toxoplasmose também afeta pessoas com sistema imunológico debilitado.

A infecção também pode ser transmitida de uma mãe infectada para seu bebê através da placenta. Consulte: Toxoplasmose congênita

Exames
Exames para determinar a infecção ou encontrar cistos relacionados a essa infecção:

Títulos de anticorpos para a toxoplasmose
Tomografia computadorizada do crânio
Ressonância magnética da cabeça
Exame com lâmpada de fenda
Biópsia do cérebro
Sintomas de Toxoplasmose
A maioria das infecções primárias não produz sintomas. O tempo entre a exposição ao parasita e o desenvolvimento dos sintomas é de 1 a 2 semanas. A doença pode afetar o cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado.

Sintomas em pessoas com sistema imunológico saudável:

Linfonodos aumentados na cabeça e no pescoço
Dor de cabeça
Doença branda com febre, similar à mononucleose
Dor muscular
Dor de garganta
Sintomas em pessoas imunodeprimidas:

Confusão
Febre
Cefaleia
Inflamação da retina que provoca visão borrada
Convulsões
Para sintomas de bebês nascidos com essa doença, consulte toxoplasmose congênita.

Buscando auxilio médico
Marque uma consulta com o médico se você desenvolver sintomas de toxoplasmose. Essa doença requer tratamento de urgência ou emergência se ocorrer em uma pessoa imunodeprimida ou em um bebê, ou se houver confusão mental, convulsões ou outros sintomas graves.

No meu caso, a doença agiu silenciosamente, já fiz o tratamento com uso de antibióticos e espero que meu anjinho nasça saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário